quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Sobre o Chá de Bebê...

Quem deve organizar o chá de bebê?


O chá de bebê deve ser organizado, de preferência, por qualquer outra pessoa que não sejam os próprios pais. O mais comum é que um parente, uma amiga ou uma colega de trabalho bem próxima se mobilizem para organizar o evento pelos pais e para os pais.          Isso não é uma regra, é claro que a futura mamãe também pode ajudar, pode escolher a decoração, ou pode, ela mesma organizar o evento, mas por ser muito cansativo, o ideal é que ela possa contar com a ajuda outras pessoas. Então se quer um chá de bebê, converse com suas amigas, acredito que elas não vão se opor em ajudar.


Quando fazer o chá de bebê?


Com 16 semanas já é possível saber o sexo do bebê e é o melhor momento para você decidir como será o convite e que cores ou tema vai usar para decorar o Chá de Bebê ou de Fraldas, lembrando que se você optar pelo Chá de bebê, é melhor deixar para fazer as suas compras de enxoval depois da festa, pois assim você só vai comprar o que não ganhou.

Procure marcar a data antes das 35 semanas de gravidez para não correr o risco de o bebê chegar antes da festa.       

Ao escolher uma data, converse com as avós e as pessoas mais íntimas para ter certeza de que elas não têm compromissos no mesmo dia. Nada mais chato do que planejar uma comemoração e metade dos convidados não aparecer por algum motivo.       
           

Quem convidar para o chá de bebê?


Tudo depende do formato do chá de bebê. Hoje em dia, as opções incluem chá só de mulheres, chá incluindo os maridos e outras crianças, festa separada para amigos e outra só de família, festa somente na empresa.  Essa é uma decisão pessoal da gestante, mas eu sugiro uma festa mista, uma reunião de todos amigos do casal para comemorar a chegada de mais um membro à família. A vantagem deste formato de festa é que o papai não se sentirá excluído, você poderá contar com a presença de todas as suas amigas (principalmente daquelas que dependem da carona dos maridos) e, consequentemente, sua festa será muito mais animada.      

Se as pessoas próximas a você querem fazer mais de um chá de bebê, não há problema algum, contanto que os convidados sejam mesmo diferentes, para evitar aquela sensação de que seu intuito é acumular muitos presentes.        

Avós, irmãs e melhores amigas podem, sem dúvida, participar de todos, mas não deixe de ressaltar que o que vale é a presença e não o presente.      


Como deve ser o convite?


Pode ser convitinho tradicional, de papel, convite por whatsapp, ou até por telefone. Além das informações básicas de data e endereço do local do chá, algumas pessoas gostam de incluir um telefone de contato para confirmar presença (é sempre mais fácil organizar uma festa sabendo quantas pessoas participarão) e também o tema do chá (só fraldas, por exemplo).    

Há quem indique um presente para cada pessoa já no convite e, neste caso, é preciso tomar o cuidado de incluir presentes simples, baratinhos e fáceis de serem encontrados. A vantagem é evitar presentes repetidos.     

Tem quem coloque junto também nome de lojas onde há uma lista de presentes disponível, mas eu, pessoalmente, acho melhor pedir apenas fraldas, indicando 
no convite, o tamanho  desejado (para não ganhar muitas fraldas do mesmo tamanho) e dando duas opções de marcas.   

Não deixe de comunicar o evento com antecedência de pelo menos duas semanas, assim as pessoas terão tempo de se programar para ir e de comprar um presente ou lembrancinha para o bebê.         


Nenhum comentário:

Postar um comentário